sexta-feira, 4 de maio de 2018

Promoção da leitura - Inciativas

A junta de freguesia de Alvalade promove entre 7 e 13 de Maio um conjunto de actividades, a que designou, Capital da Leitura. As actividades desenvolvem-se em torno do livro e da Literatura, tendo um destaque especial a obra de José Cardoso Pires.
Iniciativa que procura dirigir-se a diversos públicos, sendo todas elas de natureza gratuita. O seu cartaz de divulgação traz-nos o autor de Delfim, como uma citação muito pertinente sobre a leitura: "Lê-se para ter prazer. Lê-se para ter inquietação.".

Do vasto programa é possível destacar uma mostra documental e exposição sobre José Cardoso Pires, a realizar na Torre do Tombo. Iniciativa a ser realizada no dia sete, assim como a conferência a realizar por José Mário Silva e com alguns escritores importantes , como Mário de Carvalho ou Gonçalo M. Tavares . O local da realização deste evento será na Biblioteca Nacional, no Campo Grande.

No dia oito realiza-se uma conversa com Inês Pedrosa e o encenador João Silva sobre a censura. Esta iniciativa decorrerá na Appleton Square e irá incluir uma sessão dinamizada pelo Grupo de Teatro Terapêutico, do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.

Ao longo da semana vão decorrer Ateliês de Conservação e Restauro na Torre do Tombo, assim como debates sobre "a emigração portuguesa  qualificada" e uma conversa com o editor de José Cardoso Pires, justamente Francisco Vale. No sábado será construído um mural junto ao mercado de Alvalade pelo artista SKRAN, em homenagem ao escritor José Cardoso Pires.

A terminar esta iniciativa de capital de Leitura, irá realizar-se no domingo, uma Feira do Livro Infantil e que decorrerá no Jardim dos Cravos, na Rua Teixeira de Pascoais, no Bairro das Estacas. Na parte da tarde decorrerá um Laboratório de Contos a não perder, com os Contabandistas de Histórias. Para este conjunto de iniciativas a Junta de Freguesia de Alvalade conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, da Biblioteca Nacional de Portugal, entre diferentes entidades da cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário