domingo, 29 de abril de 2018

Manguel - os livros e a literatura


Alberto Manguel é um homem de livros, um bibliófolo e um apaixonado por esse espaço de recolhimento e silêncio que são as Bibliotecas. De certo modo é um homem de um mundo que se constrói a pensar, a ler e a escrever sobre esse pensamento e essa leitura. Em muitos aspectos é um sonhador, como Ulisses à procura de uma Ítaca, mas ainda à procura de uma resposta que de um ponto final permita fazer outros recomeços.

Alberto Manguel faz-nos pensar na Literatura, nas suas possibilidades, naquilo que as palavras permitem de identificação com os outros, do nosso próprio reconhecimento do mundo. Ele dá-nos essa certeza de como as Bibliotecas são espaços de renovação de cada um, nas suas perguntas essenciais. o que somos em cada momento? Com eles descobrimos que mesmo nesses espaços há histórias para encontrar, para a construção de uma identidade, mas afinal só as encontramos em parte. Afinal somos uma parte fraccionada do que julgamos ser.

Alberto Manguel é um wanderer, um viajante sem lugar fixo, um homem à procura de um espaço, onde possa colocar a sua Biblioteca. Afinal só ela é que lhe dá um sentido de pertença. Só ela para compor uma identidade no espaço dos fantasmas, da vida que mal se compreende. Só nela para deixar as perguntas que nunca são respostas, pois a Literatura ama a contradição da vida e joga nela todas as seduções do inesperado, dos outros. 
....

Sem comentários:

Enviar um comentário