terça-feira, 19 de abril de 2016

Darwin e as Ciências - campos de alargamento


 
"No futuro distante, vejo campos abertos para pesquisas muito mais importantes. A psicologia será baseada num novo fundamento, baseado na necessária aquisição de cada poder e capacidade mental via gradação. Luz será lançada sobre a origem do homem e sua história."
Charles Darwin, em A Origem das Espécies, 1859

Charles Darwin é possivelmente o maior pensador do século XIX, pois formulou uma teoria que mudaria o modo como vemos a vida, o universo dando grandes contributos para o alargamento da Ciência com o surgimento progressivo de nos campos do conhecimento. Publicado a vinte e quatro de Novembro de 1859, Sobre a origem das Espécies através da selecção Natural, ou a Preservação das Raças favorecidas na luta pela Vida (o seu título completo) foi a mais importante publicação de Darwin. Teve um enorme sucesso imediato e criou uma significativa polémica no campo civil e religioso.

O livro deu um contributo extraordinário para o mundo cultural, pois trazia abordagens novas sustentadas por dados. As críticas ao livro fundamentavam-se na ideia de que todos os seres vivos tinham origem em processos inteiramente naturais. Neste sentido o livro abalava os fundamentos da sociedade, pois desafiava todas as concepções anteriores sobre os seres vivos e foi o embrião para as transformações culturais e sociais que ocorreram no Ocidente durante Oitocentos. Num certo sentido o sentido moral e ideia divina de séculos anteriores perder-se-iam às portas do século XX e nesse sentido é uma obra de referência.

As suas ideias acabaram por ser aceites pela comunidade científica e pelas pessoas de um modo geral. A teoria da selecção natural parecia encontrar na realidade formas de a aceitar. Na década de 30 do século XX a teoria estava já plenamente aceite. A partir dela nasceu a a teoria evolucionista. A Biologia ao explicar a diversidade da vida acaba por ser devedora das ideias de Darwin. A importância de Darwin foi ter permitido alargar outros campos do conhecimento. Além das Ciências Biológicas, áreas como a Antropologia ou a Psicologia. Abriu possibilidades de ver o Ambiente e a Terra como um espaço em evolução.

Alguns viram nas ideias de Darwin uma incapacidade de responder satisfazer a todas as questões que a Bioquímica trouxe. As complexas funções químicas e biológicas do Homem poderiam ser explicadas apenas a partir de um passado evolutivo? Michael Behe, em A caixa negra de Darwin acredita que não. Os criacionistas têm procurado mostrar algumas limitações da teoria da Evolução. É o campo de análise entre Ciência e Fé. É evidente, todavia que a selecção natural é um pilar da Biologia, pois a resistência das bactérias, ou a evolução das florestas a efeitos de aquecimento global estão presentes. O próprio sistema global da Terra, o seu clima de que Al Gore tem falado é um elemento de alargamento desta teoria. 

O nosso mundo económico vive igualmente das suas ideias, pois quando se protegem empresas de fechar não se está a contrariar a selecção natural e a diminuir a possibilidade de desenvolvimento da sociedade? 
A questão da evolução a partir de um ancestral comum parece evidente e confirmada pelos estudos de DNA. A pergunta que importa responder é a seguinte: estará a espécie humana ainda em evolução e será esta selecção natural integradora de características físicas do homem, ou incluirá também aspectos comportamentais? É uma pergunta para o futuro que nos conduz ao valor significativo da obra de Charles Darwin.


Sem comentários:

Enviar um comentário