segunda-feira, 22 de junho de 2020

Minutos de leitura (XLIII)

Abraça uma Árvore
"Para se conseguir um impacto ecológico imediato não há nada melhor do que plantar uma árvore. E se não podes plantar uma árvore, adota uma!
As árvores são as maiores plantas do planeta e são fundamentais para manter a vida tal como a conhecemos. No processo da fotossíntese (quando criam alimento para si mesmas usando a energia da luz solar), as plantas absorvem o dióxido de carbono, um gás causador de efeito estufa, retendo-o nos seus troncos, ramos, raízes e folhas. O único produto desperdiçado é o oxigénio, o gás que mantém vivas todas as outras criaturas. Fantástico, não é?!
As copas das árvores também melhoram a qualidade do ar de outras formas, por exemplo, concentrando pó e poluentes perigosos que posteriormente são lavados pela chuva. Protegem os habitats para milhões de outras criaturas vivas.
Durante centenas de milhares de anos, as árvores forneceram os materiais para construir os abrigos e as ferramentas dos seres humanos, e também para atear fogueiras. Para fazer os medicamentos, instrumentos e mobiliário. Para fazer papel, borracha e cortiça. Servem como um bom esconderijo para quem for perseguido por hienas. Há um limite para o que as árvores conseguem fazer? Não, A ciência demonstrou que basta olharmos para as árvores para nos sentirmos menos stressados! A não ser, claro, quando estamos MESMO a ser perseguidos por hienas.
Escolhe uma árvore que esteja no teu jardim ou suficientemente perto da tua casa para a poderes visitar semanalmente e adota-a. Depois… olha com atenção. Observa as mudanças que ela vai sofrendo ao longo do ano. Repara nas criaturas que lá vivem (um único carvalho pode alojar 500 espécies diferentes!). Portanto, tu não adotaste apenas uma planta mas sim um ECOSSISTEMA inteiro!
10 Maneiras de demonstrares à tua ÁRVORE que a AMAS:
1. Abraça-a
2. Trepa-a (se for seguro e apropriado, e pede sempre a supervisão de um adulto).
3. Mede-a. A algumas centenas de metros de distância, estende o braço para parecer que prendes a árvore com o polegar na base do tronco e o indicador no alto da copa. Vira cuidadosamente a mão, mantendo os dedos sempre à mesma distância, até o indicador ficar alinhado com o chão (e com o polegar ainda na base do tronco). Memoriza o sítio assinalado pelo indicador e mede a distância real entre esse sítio e o tronco para descobrires a altura da tua árvore.
4. Identifica-a. Usa informações, como a forma e o tamanho das folhas, e compara-as com as imagens contidas num livro.
5. Preserva-a. Coloca uma folha de papel encima de algumas folhas de árvores e risca-a com um lápis para registares a textura destas, ou coleciona folhas de árvores guardando-as bem comprimidas entre páginas de jornal e cartolina.
6. Emoldura-a. Tira uma fotografia à árvore todas as semanas do mesmo ângulo. Também podes decidir manter-te no mundo digital. Transforma as fotografias num vídeo time-lapse que mostre as alterações que a árvore vai sofrendo ao longo do ano.
7. Transforma-a em arte. Cria arte natural usando materiais provenientes da tua árvore, como folhas caídas, agulhas, ramos, sementes ou pinhas.
8. Usa-a para fazer ciência. Procura habitats microscópicos e descobre o que lá se esconde. Concentra-te nas fissuras da casca, nos buracos entre as raízes, na parte inferior das folhas e dentro de qualquer protuberância com um aspeto desagradável conhecida como bugalho!
9. Faz um clone. Corta ramos da tua árvore (se tiveres autorização do seu proprietário) e transforma-os em presentes.
10. Planta-a. Para ganhares mais pontos de ecologia extra, planta uma árvore só tua."

in 50 ideias para te livrares do plástico / Isabel Thomas
 Imagem: Copyright: Frepick

Sem comentários:

Enviar um comentário