terça-feira, 9 de junho de 2020

Minutos de leitura (XXXVI)

Celebrar o Planeta
"Cada festa de anos é uma celebração de mais uma viagem que fizeste à volta do Sol…Por isso, porque não organizar uma festa para cuidar do planeta que te deu uma boleia?
As festas são fantásticas, mas para o planeta não são um motivo para celebrar. As festas de anos só acontecem uma vez por ano e, por isso, a maior parte dos produtos usados são descartáveis. Papel de embrulho, postais, decorações, pretos e guardanapos de papel, copos e talheres de plástico destinam-se a ser usados durante algumas horas e deitadas para o lixo. Mas não tem de ser assim.
Contagem decrescente para uma festa amiga do ambiente
5. Envia os teus convites e agradecimentos por email.
4. Faz as tuas próprias bandeirolas colando triângulos de papel de embrulho usado, páginas de banda desenhada ou sobras de tecido e um pedaço de cordel ou ráfia.
3. Serve comida e bebidas em pratos, copos e talheres laváveis. Podes comprar um serviço completo em segunda mão por um valor inferior ao dos produtos descartáveis! Guarda-o numa caixa especial entre uma festa e outra e empresta-o também aos teus amigos e família.
2. Nada de guardanapos! Em vez disso, disponibiliza uma bacia com água e sabonete, e uma toalha. Espalha pequenos contentores de compostagem e reciclagem para teres a certeza de que o lixo vai parar ao sítio certo.
1. Em vez de encheres sacos brindes em plástico com brinquedos de plástico para oferecer, propõe aos teus convidados que façam uma prenda para levarem para casa. Que tal decorarem um vaso de barro para plantas, criarem um pouco de slime recorrendo a experiências científicas, ou fazerem os vossos próprios cupcakes.
Ao Americanos estão entre os maiores fãs de facas, garfos e colheres de plástico, usando cerca de 40 mil milhões por ano. A França já aprovou uma lei que proíbe a utilização única de copos, talheres e pratos de plástico descartáveis. A partir de 2020, só serão permitidos materiais compostáveis."
Imagem: Copyright Grannies Gardens

Sem comentários:

Enviar um comentário