quarta-feira, 3 de junho de 2020

Minutos de leitura (XXXII)


"Porque existe poluição?
 A poluição é produzida sempre que um elemento, mesmo que natural, não ocupa o devido lugar na natureza. Ou, sempre que esse elemento surge em quantidades excessivas, no meio ambiente.
Desde sempre que a sobrevivência dos seres vivos depende dos recursos disponibilizados pela natureza. Há mais de um século que a Humanidade procura inventar todo o tipo de máquinas, extraindo da natureza os seus recursos, e rejeita o que não necessita. No entanto, os resíduos produzidos interferem nos ciclos naturais, provocando a poluição. O meio ambiente é alterado, os seres vivos afetados e a sua sobrevivência ameaçada.
A Terra não é inesgotável
Há cerca de 150 anos que a Humanidade utiliza a energia extraída do carvão, do petróleo e da água para se aquecer, iluminar e deslocar. No entanto, os recursos da Terra não são inesgotáveis!
O petróleo, o gás e o carvão produzem gases poluentes. Alguns desses gases bloqueiam a passagem dos raios solares para a atmosfera, como os vidros de uma estufa. Resultado: a temperatura terrestre sobe, os glaciares derretem e o nível das águas aumenta. 
Existem dois tipos de resíduos. Os naturais, de origem vegetal ou animal, são rapidamente absorvidos pelo solo, ou dissolvidos na água, e são consumidos pelos seres vivos – animais, cogumelos, bactérias.
Os resíduos artificiais acumulam-se no mar, no solo ou na atmosfera. A realidade é que nenhum animal se alimenta de vidro, plástico ou ferro!
A industrialização e o uso indiscriminado de recursos naturais têm vindo a destruir a Terra. Os países ricos tomam decisões tendo em vista lucros e não se preocupam que estes sejam uma ameaça ao futuro do planeta e dos seus habitantes.
A Humanidade não tem vindo a utilizar os recursos terrestres de uma forma equilibrada"
 Viver em Sociedade, a Ecologia / Ema Rodrigues. Alfragide: Gailivro, 2005
Imagem: Copyright - Zewar Fadhil

Sem comentários:

Enviar um comentário