segunda-feira, 16 de maio de 2016

Descobrir Amadeo de Souza-Cardoso (II) - Os livros


 
"Eu trago sempre comigo ilusões, uma juventude forte e inquieta [...] A vida deu-me um destino a cumprir."

Se a sua obra se tornou fascinante de cor e vida, redescoberta tardiamente no País, mas conhecida no seu tempo sobretudo em Paris, a sua personalidade e o seu percurso de vida são igualmente uma descoberta que nos pode encantar. Os seus momentos de angústia e ansiedade nessa luta entre o que não era capaz de atingir e os momentos grandiosos que revestiam pensamentos novos a sentimentos velhos, como ele dizia é uma eloquência da sua genialidade.

Palavra muito gasta e que Amadeo revestiu de um cariz novo pelo empenho em encontrar uma linha para revelar essa energia vital que o conduzia pelas formas e pelas cores. Diálogo de Vanguardas permite conhecer o que foi a exposição na Fundação Calouste Gulbekian em 2006 e compreender a relação de Amadeo nas vanguardas do Modernismo europeu no início do século XX. Catálogo que nos explica a relação da pintura de Amadeo com Duchamp, Modigliani, Picasso, ou Sonia e Robert Delaunay.

Fotobiografia de Amadeo de Souza-Cardoso é um livro rico de informações sobre a vida de Amadeo revelando a correpondência com a família, diversos materiais e essencial para conhecer esse cometa que foi Amadeo, rápido e brilhante. Um livro para conhecer o percurso de uma das figuras essenciais do 1º Modernismo em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário