sábado, 16 de março de 2013

A Biblioteca no contexto tecnológico


«Temos de repensar os princípios fundamentais nos quais baseamos a educação das nossas crianças. 
Há que celebrar o dom da imaginação humana (1)

A sociedade contemporânea sofreu profundas alterações durante as últimas décadas. A estrutura social modificou-se em virtude da emergência de factores como a alteração dos tempos familiares, a integração profissional das mulheres, os estilos de vida, os espaços de comunicação, a escolarização, os ritmos do trabalho, a urbanização acelerada e as condições de vida das crianças. 

Ao lado destes fenómenos assistimos a uma socialização feita cada vez mais nos jovens pelas ferramentas tecnológicas, pelo afluxo indeterminado da informação e pela presença nas redes sociais. O ecrã familiar e escolar foi-se alterando e hoje temos múltiplas formas de comunicar. A informação trouxe-nos a ideia de proximidade do mundo, mas os jovens têm dificuldade em usar esse contacto de forma criteriosa. Este enquadramento coloca à escola desafios novos. As respostas do passado numa nova dimensão de sociedade serão ineficazes e incapazes de responder às questões que a mobilidade social coloca.

As Bibliotecas Escolares à semelhança da escola têm sofrido evoluções no seu conceito, sendo hoje necessário considerar estas como organizações sociais dedicadas ao crescimento individual dos indivíduos e aquelas como estruturas promotoras de resultados satisfatoriamente progressivos de aprendizagem. Numa sociedade global e aberta a diferentes perspectivas, a escola e o professor não são já a fonte exclusiva do saber. A escola tem na verdade fortes concorrentes e não deve contestá-los, mas aproveitar as suas possibilidades.

A Web 2.0 é uma das facetas mais visíveis da transformação das estruturas sociais e da possibilidade que a informação coloca ao aluno para ser um construtor, um organizador de uma identidade de conhecimento mais activo. O seu acesso interactivo, com procedimentos de registo simplificados, onde a partilha e a interacção são acessíveis, formulam novas possibilidades. A possibilidade de interrogar, de formar criticamente, de usar as fontes de informação, permite-nos chegar à envolvência que alguns teóricos chamam de um novo paradigma. 

A Biblioteca Escolar surge assim como um espaço de comunicação que interage com a escola no seu todo. Ela promove um conjunto de valências formativas: 1. Organiza recursos em função das temáticas curriculares; 2. Produz instrumentos de apoio à leitura; 3. Apoia e orienta os alunos na pesquisa; 4. Promove a formação de competências para as Literacias Digitais e dos Media; 5. Incentiva um trabalho colaborativo com os docentes das disciplinas.

Sem comentários:

Enviar um comentário