quarta-feira, 20 de março de 2013

As leis de Ranganhatan

Shiyali Ranganathan em 1931, no seu livro The Five Laws of Library Science,  apontou cinco leis que serviram para estabelecer princípios da biblioteconomia e que serviram para orientar o papel das bibliotecas durante décadas. As cinco leis apresentavam-se com os seguintes princípios.

1ª Lei - Os Livros são para serem usados. (O papel dos livros e a sua função numa sociedade desenvolvida é de ser um meio para criar conhecimento e fazê-lo parte do crescimento individual dos indivíduos.)

2º Lei - Todo o livro tem o seu leitor. (Para se encontrar o leitor de um livro é necessário fazer a divulgação do livro, o que hoje diríamos difusão da informação.)

3ª Lei - Todo o leitor tem o seu livro. (Encontrar um livro que interesse a um leitor é uma preocupação ainda hoje das bibliotecas. Conhecer os seus utilizadores e reformular a colecção).

4ª Lei - Poupe o tempo do leitor. (Dar ao leitor um acesso fácil, interessante e agradável dos documentos é uma preocupação que ainda hoje as Bibliotecas sentem. O livre acesso e a simplificação dos processos é uma orientação que ainda hoje procuramos.)

5ª Lei -  Uma Biblioteca é um organismo em crescimento. (Que utilização damos às Bibliotecas, como gerimos quantidades cada vez maiores de informação. Que uso e apoio nos dá o digital nesta construção).

Imagem, (Via (Australian School Library Association)

Sem comentários:

Enviar um comentário