quarta-feira, 20 de março de 2013

Open Library

A web 2.o como ferramenta e estratégia de comunicação dá-nos acesso a plataformas digitais, onde cada um pode exprimir as suas ideias, partilhar os seus conhecimentos sobre as temáticas mais diversas e que interessam a outros. No universo das bibliotecas, das escolas e da construção do conhecimento, o acesso a dados de informação é uma das possibilidades mais interessantes para construir comunidades virtuais de aprendizagem.

A open library é mais um exemplo do muito que podemos explorar e que podemos partilhar no universo da leitura. Participar na construção de uma Biblioteca em open acess, de uma forma em que os dados, o software e a documentação estão disponíveis à partilha é muito interessante. A ideia base da open libary é no "sentido" de uma wiki, a cada livro darmos uma página de internet, para o apresentarmos, comentarmos, dar-mos a conhecer, enriquecer com múltiplas edições, permitindo o enriquecimento múltiplo de diferentes utilizadores.

Projecto integrado no Internet Archive, foi fundada pela California State Library, disponibiliza recursos associados ao flickr sobre leitura e leitores, em múltiplos contextos e pode ser uma oportunidade para estabelecer-mos uma biblioteca pública do que gostamos ler.  Permite, pois a construção de uma base de dados sobre esse objecto maior da criação humana e que como Borges disse " é o único objecto que sendo uma extensão do nosso corpo" alimenta a imaginação como nenhum outro. Aceder aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário