domingo, 24 de março de 2013

As Bibliotecas Escolares

"Porque a Biblioteca  faz leitores críticos, estimula a curiosidade, a imaginação e a partilha... ela é o lugar mais fantástico do mundo!"

A RBE tem sido uma das "formas estruturantes" de com as bibliotecas e as escolas desenvolver caminhos de envolver a leitura e a informação nos alunos. Num ano de incertezas este paradigma que a RBE deu consistência a uma nova forma de escola e de aprendizagem tem recebido alguns retrocessos. Desejamos que o seu papel como condutora de processos e de caminhos diferenciados possa continuar a crescer.

Nas notícias insistentes de incapacidade de postular a educação como um espaço de crescimento humano, teremos ainda possibilidade de caminhar dignamente, decentente para construirmos uma cidadania que se sabe expressar e fundamentar no que sabemos ser? Poderemos ainda construir em conjunto, um caminho de possibilidades, ou ficaremos reduzidos a acções vazias e sem assombro pelos dias?

Terá ainda a escola portuguesa espaço e oportunidade para alguma imaginação, para alguma ideia nova, um sentido de aprendizagem dinâmico que conjugue memória e transformação? Desejemos e lutemos para que a Biblioteca Escolar possa continuar a ser a respiração construída pelo pensamento humano na ideia grandiosa de Borges "como um espaço de tranquilidade e de redenção das nossas pobres qualidades humanas". (1)

(1) Jacques Bonnet, Bibliotecas cheias de fantasmas  

Sem comentários:

Enviar um comentário